top of page

A EB1 de Sta Luzia, pertencente ao Agrupamento Vertical de Escolas nº2 de Elvas, tal como muitas escolas a nível nacional, apresenta um contexto multilingue já que se tem registado um crescimento no número de alunos imigrantes, provenientes de diferentes países.

Assim, impõe-se proporcionar a estes alunos um percurso educativo assente numa gestão dinâmica e fundamentada, na sua diversidade linguística e cultural, de forma inclusiva.

Com este projeto pretende-se a organização / planificação de diferentes atividades / ações, com recurso a estratégias diversificadas, que facilitem a integração destes alunos PLNM – ações que se inscrevam numa componente relacional.

 

“Pluralismo não é um objeto de exploração do currículo – é sim, a interpretação […] acima de tudo, é uma prontidão para participar de um verdadeiro diálogo com a diversidade.” – Sua Alteza Real o Príncipe Aga Kan, 2015

Os alunos PLNM, no 1º ceb, integram uma turma heterogénea, o que despoleta dificuldades de nível linguístico, curricular e de integração, as quais condicionam bastante o seu sucesso escolar, considerando-se importante implementar este Projeto de Português Língua Não Materna no 1º ceb (PLNM), tentando operacionalizar os normativos legais em vigor e os documentos de referência no que a esta matéria diz respeito.

Pretende-se que os alunos portugueses em conjunto com os alunos PLNM que ingressaram no sistema educativo português há mais tempo, desempenhem um papel facilitador na integração dos que integraram a turma / escola neste ano letivo – envolver os alunos PLNM nas aprendizagens e na vida da própria escola, para que se sintam pertença da comunidade educativa e local.

Pretende-se que os aluno de PLNM, independentemente do seu nível de proficiência, através de dinâmicas comunicativas, participem de forma gradual nas atividades de escola, fazendo uso das competências que já desenvolveram e adquiriram.

Criação de espaços e tempos de comunicação, tanto no seu grupo / turma como com outras turmas (do mesmo ano de escolaridade ou de diferentes níveis de ensino), como forma de partilhar aspetos da sua cultura e língua (vocabulário).

No domínio da flexibilidade curricular, ambiciona-se que os alunos PLNM aprendam a participar ativamente na vida de turma e da escola, planear, descrever processos e experiências vivenciadas, refletir, opinar, …, em suma, comunicar e pensar com os outros, assumindo-se a língua (portuguesa) como ferramenta preferencial.

Só assim, o sentido de cooperação e de pertença se poderá construir através da comunicação “autentica”, em momentos estabelecidos para o efeito.

bottom of page